Notícias

« Voltar

Modelo de Artigo Jornada Científica Isepe-Rondon 2015

07 de Outubro de 2015

Modelo de Artigo Jornada Científica Isepe-Rondon 2015

A EXCLUSÃO DIGITAL NA ERA MODERNA: DILEMAS SOCIAIS

[2 linhas em branco]

 

CAMPOS, Daiane Alves[1]; BERNARDES, Sibele Luisa[2];

SILVA, Valdeci Aparecido[3];VERSA, Cezar Roberto[4]

[2 linhas em branco]

 

Resumo – O texto do resumo deve conterde 150 a 250 palavras, ser escrito em letraarial 12 e entrelinhas simples. Ainda, deve ser alinhado à esquerda e sem entrada de parágrafo. O resumo deve indicar aspectos de maior relevância do artigo, explicitandoobjetivos, métodos, resultados e conclusões. O texto deve ser redigido em um único bloco e não em tópicos. A primeira frase deve ser elucidativa quanto ao tema principal e o tipo de estudo (se é um estudo de caso ou uma pesquisa bibliográfica, por exemplo). Utiliza-sea terceira pessoa do singular na redação, evitar o uso de citação, uso de equação, fórmulas e etc.

 

Palavras-chave:Exclusão digital. Tecnologia. Desigualdade social. Inclusão digital. [são palavras ou descritores que são significativas quanto ao conteúdo do artigo, indica-se no máximo sete termos]

[2 linhas em branco]

 

THE DIGITAL EXCLUSION IN MODERN SOCIETY: NEWS DILEMMAS

 

[2 linhas em branco]

abstract –O título, o resumo e as palavras-chaves devem ser traduzidas para o ingles (abstract), além de serem formatadas da mesma forma.

 

Keywords: Digital exclusion.Technology.Social inaqualit. Digital inclusion.

 

[2 linhas em branco]

1INTRODUÇÃO [fonte 12][títulos numerados não tem entrada de parágrafo e são alinhados à esquerda somente]

[2 linhas em branco]

 

Especificamente o texto da introdução deve estabelecer o assunto de forma clara, bem como a importância da natureza do problema pesquisado, seu recorte teórico e espacial/temporal. Deve indicar objetivos da discussão, justificativa a perspectiva teórica adotada. Por fim, a introdução deve fazer uma breve apresentação dos tópicos seguintes.

 

 

2.DESENVOLVIMENTO

 

 

Nesta parte do artigo o autor deve fazer uma exposição aprofundada e uma discussão das teorias que foram utilizadas. É uma discussão a partir de um propósito bem específico:apresentar as demonstrações dos argumentos teóricos e/ou de resultados que as sustentam (indicar todas as fontes nas referências), assim como resultado da pesquisa de campo, se existir.

 

[2 linhas em branco]

3.CONCLUSÃO

 

 

Após a análise e discussões dos resultados são apresentadas as conclusões e as descobertas do texto. Neste momento são relacionadas às diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, em um processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa. Ela pode indicar os novos questionamentos surgidos a partir do trabalho, e que poderão inspirar outras investigações.

[2 linhasembranco]

 

REFERÊNCIAS

[as referências são digitadas em entrelinhas simples e separadas entre si por 2 linhas em branco; devem ser alinhadas somente à esquerda e organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor]

 

DEMO, P. O charme da exclusão social. Campinas: Autores Associados, 1999.

 

 

LARA, Ricardo. Pesquisa e Serviço Social: da concepção burguesa de ciências sociais à perspectiva ontológica. REVISTA KATÁLYSIS. Florianópolis. v. 10 n. esp. p. 73-82. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/1142/3915>. Acesso em: 20/06/2009.

 

 

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

 

 

 

 

FORMATAÇÃO GERAL DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

 

Todocorpo de texto deve ser formatado em margens inferior e direita a 2 cm e superior e esquerda em 3 cm. Todo o texto deve usar fonte arial 12 (com exceção apenas de legendas, notas de rodapé e citações recuadas), entrelinhas de 1,5, texto justificado e parágrafo de 1,5. Deve-se utilizar 2 linhas em branco entre títulos e texto. As citações recuadas (com mais de 3 linhas), notas de rodapé e legendas de figuras devem ter tamanho 10 e entrelinhas simples. O texto deve usar o sistema autor-data. O limite de páginas do artigo é de no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, em texto corrido (sem quebra de página entre títulos). Não inserir número de página no arquivo.



[1]Acadêmico do ISEPE/RONDON. E-mail: enderecoeletronico@autor.com.br

[2]Acadêmico do ISEPE/RONDON. E-mail: enderecoeletronico@autor.com.br

[3]Acadêmico do ISEPE/RONDON. E-mail: enderecoeletronico@autor.com.br

[4]Professor orientador. E-mail: enderecoeletronico@autor.com.br