O curso de Psicologia da ISEPE Rondon busca formar profissionais qualificados cientificamente para atuar em diferentes contextos sociais, nos quais a vida requer cuidado, e, o sofrimento, seja pessoal, seja coletivo, requer acompanhamento e tratamento. No compromisso com a formação dos futuros(as) profissionais e cientes de que ofertar possibilidades múltiplas de experiência nas mais variadas áreas de atuação da Psicologia contribui para uma formação consistente e interdisciplinar, estabelecemos parcerias com órgãos públicos, privados e cooperativos, em âmbito local e regional. Ao longo da formação acadêmica, nossos (as) alunos (as), realizam estágios em áreas diversas, dentre outras, Assistência Social, Saúde, Educação, Organizacional, Avaliação Psicológica e Escuta Clínica. Apostamos na capacidade e potencialidade de nossos acadêmicos (as), dialogamos com profissionais locais e regionais, caminhamos sintonizados com a Psicologia Brasileira e acreditamos que fazer Psicologia na ISEPE Rondon faz a diferença no itinerário formativo do futuro (a) profissional psicólogo.
A atuação profissional no mercado de trabalho está voltada para o estudo dos problemas da mente e do comportamento de indivíduos, bem como a interação com a comunidade.
A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicologia Infantil; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.
Para atuação na área, o profissional deverá estar registrado profissionalmente através do Conselho de Psicologia (CRP), o que permitirá que o psicólogo possa atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.
O profissional encontra vagas em Mercado de Trabalho em: Atenção psicológicas a detentos e familiares e outros campos de atuação; Centros de atenção psicossocial; Centros de treinamento esportivo; Consultorias no desenvolvimento organizacional, capacitação de equipes; Consultórios privados; Empresas de seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoas; Psicologia Hospitalar, clínicas e serviços de especialidades em saúde; Instituições educacionais; Planejamento e execução de políticas públicas de cidadania, direitos humanos e prevenção à violência; Unidades básicas de saúde e outros campos de atuação.
Para o melhor desenvolvimento das ações do profissional de Psicologia nesta formação, o curso seguirá duas importantes Ênfases, uma voltada a Processos Clínicos e outra a Processos de Avaliação Diagnóstica, seguindo as orientações e/ou instruções do Artigo 12 da Resolução número 05 de 15 de março de 2011, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.
O curso apresenta-se estruturado para que o egresso ao sair da IES, esteja capacitado a trabalhar logo após sua formação, tanto na área de avaliação, como na área clinica, duas importantes vertentes muitas procuradas no âmbito da psicologia, onde o profissional da área da avaliação, poderá estar inserido em vários setores da sociedade, e da área clinica, em seus consultórios e podendo agir de forma a auxiliar órgãos que venham requerer seus serviços.
COORDENADORA: Profª. Franciele Engelmann
Profª. Adriana Da Cunha Profª. Ana Carolina de Souza Almeida Profª Camila Munaro de Lima Gheno Prof. Cesar Rafael Czycza Profª Dayane Pelissaro Pereira Prof. Elói Welter Junior Prof. João Paulo Brunelo Miguel Prof. Lucas Vinicius Garlet Profª Natalia Port Acosta Profª Raquel Jara Volpato Leite Profª Pamela Winter Profª Thalita Valeriana de Lábio
Acadêmica Giovana Urnau Fidler, da Segunda turma do curso, “Com certeza, a Isepe Rondon superou minhas expectativas! Iniciei o curso em um ano atípico por conta da pandemia e sempre tive muita clareza quanto a vontade e dedicação dos professores por um ensino de qualidade e excelência mesmo com todas as adversidades, isso sem dúvidas fez a diferença.”
Acadêmica Patricia Fernanda Wisch Vogt, da Terceira turma do curso, “Buscar compreender a mente humana é um desafio e tanto. Ao estudar Psicologia, você passa a entender as outras pessoas e isso inclui você também. Ao ingressar nessa graduação, você estuda o comportamento humano, entende-se de um jeito muito melhor e lida de forma mais satisfatória com as mais variadas situações do seu cotidiano”.
Acadêmico Nilson Pedro Wenzel, da Primeira turma do curso, “O curso está realizando um sonho meu! Nunca imaginei que depois dos 50 anos eu poderia voltar a estudar e ser acadêmico em um Curso de Psicologia. No ISEPE Rondon encontrei um ambiente preparado e com professores qualificados para minha formação”.
A Clínica Escola é um espaço onde os acadêmicos poderão colocar em prática a base teorica que aprendem em sala de aula, acompanhados de um professor supervisor. É um espaço estruturado para atender a comunidade, onde tem várias modalidades de atendimento junto a Clínica Escola, tendo como base os procedimentos legais, dependendo do caso, seguirão as normas de atendimento conforme protocolos de ação, realizados em entrevista, que poderão ser: triagem, psicodiagnóstico, psicoterapia individual breve e processual de adultos e adolescentes, ludoterapia infantil breve e processual, orientação de pais e orientação vocacional individual e grupal.
Na clínica escola, poderão ser atendidos pelos acadêmicos desde crianças, que podem receber atendimento a partir dos dois anos e meio e os adultos até a terceira idade.