Notícias

« Voltar

Curso de Pedagogia oferta Projeto de Contação de História

22 de Setembro de 2016

Curso de Pedagogia oferta Projeto de Contação de História

No dia 17 de setembro foi realizada a primeira etapa do projeto de extensão denominado "Contação de História". O curso foi ministrado pelos professores Valderice Cecilia Limberger Rippel e Valdinei José Arboleya, tendo como objetivo, proporcionar aos acadêmicos do curso de Pedagogia uma formação teórica e prática para que compreendam que contar histórias pode tornar a aula mais agradável e a aprendizagem mais significativa.

Pesquisas na área da educação têm evidenciado que muitas vezes a literatura não está recebendo o estímulo adequado. Assim sendo, a Contação de História é uma alternativa para que os alunos tenham uma experiência positiva com a leitura. Todavia, “para formar leitores críticos não basta ensinar a ler. É preciso ensinar a gostar de ler (...) com prazer, isto é possível, e mais fácil do que parece” (VILLARDI, 1997, p. 2).

A ação de Contar Histórias deve ser utilizada no cotidiano escolar como metodologia ativa que enriquece a prática pedagógica, não se restringindo a seu caráter lúdico, geralmente exercitado em momentos estanques da prática, como a hora do conto ou da leitura. Considerando que a escola é o lócus de construção e reconstrução de conhecimentos, é imprescindível dar especial atenção à Contação de Histórias, pois ela contribui na aprendizagem escolar em todos os aspectos: cognitivo, físico, psicológico, moral ou social, proporcionando maior desenvolvimento perceptivo no aluno. Diante do exposto, justifica-se a relevância, de proporcionar, aos acadêmicos do curso de Pedagogia, uma formação teórica e prática sobre Contação de História.