Graduação

Psicologia

O curso de Psicologia, aliado aos demais cursos já existentes na instituição torna-se instrumental necessário para formação de profissionais atuantes no desenvolvimento regional. A Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações, atraves de várias abaordagens que são: Psicologia Experimental; Psicologia da Personalidade; Psicologia Clínica; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia Organizacional; Psicologia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia Esportiva; Psicologia Forense e Neuropsicologia.

A identidade da Psicologia é o que a diferencia dos demais ramos das ciências humanas. Ela, a Psicologia, colabora com o estudo da subjetividade, é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana. Estudar a subjetividade nos tempos atuais é tentar compreender a produção de novos modos de ser, isto é, as subjetividades emergentes. Neste sentido, sua identidade, isto é, aquilo que a diferencia, pode ser obtida considerando- se que cada um de seus ramos enfoca de maneira particular o objeto homem, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dele. Assim, com o estudo da subjetividade, a Psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana.

A Psicologia, ao relacionar-se com esses saberes, deve ser capaz de enfrentá-los sem preconceito, reconhecendo que o homem constitui muitos “saberes” em busca de sua felicidade.

Objetivos do Curso

O objetivo principal do Curso de Bacharelado em Psicologia da ISEPE Rondon busca atender a demanda por serviços psicológicos emergentes no contexto social atual, contemplando a formação sólida que possibilita aos egressos o aperfeiçoamento em várias especialidades do saber psicológico.

Atendendo aos princípios e compromissos propostos na Resolução Nº. 005/2011, por meio do amplo domínio teórico e capacidade de contribuição ao desenvolvimento científico, formando profissionais qualificados e capacitados, com um Ensino Superior de qualidade por meio de práticas exitosas alinhadas às demandas da tecnologia, associadas às exigências de qualidade de ensino, pelos diferentes segmentos da sociedade brasileira, que tenha o ser humano como sujeito da ação, auxiliando-o a se reencontrar, aceitando-se a si mesmo e com o outro, de forma cordial, respeitosa e educada.

Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Bacharel em Psicologia pretende formar um profissional que possa atuar no campo profissional e acadêmico na área, aprofundando os conhecimentos ao longo do curso, levando o estudante a uma conscientização da importância do seu futuro na sociedade. Além disso, as ementas tratadas em sua formação têm por finalidade sensibilizar o acadêmico para a necessidade do conhecimento científico e o respeito aos métodos no trabalho profissional.

O acadêmico do curso terá uma formação humanista, crítica, reflexiva e com base no rigor científico. Pautado no principio ético, deverá estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto da Psicologia. A partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e sócio-cultural, o acadêmico estará apto para intervir nas diferentes dimensões desta importante área que estuda e trabalha com o ser humana.

Desta maneira, incentiva-se a formação, privilegiando a participação dos acadêmicos em projetos de pesquisa em ensino de graduação, pesquisa, extensão e integrado, monitorias e estágios, com desenvolvimento da qualidade acadêmica, do método científico e com orientações adequadas, individuais e continuadas, contribuindo significativamente para a formação do perfil acadêmico-profissional a ser construído durante o curso.

O Curso de Psicologia da IES está organizado para a formação de um profissional capacitado para a atuação profissional na sociedade contemporânea e complexa em que vivemos, cujas demandas de saúde e saúde mental de ordem pessoal, grupal e institucional são cada vez mais urgentes e desafiadoras e o perfil esperado do egresso é concebido a partir dos princípios e compromissos expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas pela Resolução CNE/CES 05/2011, em especial em seu artigo 3º. Nesse sentido, o egresso do Curso de Psicologia da ISEPE Rondon será capaz de:

Duração: 05 ANOS

Formação: BACHARELADO

Coordenadora:Profª. Ms. Katiucia de Oliveira Peres

Contato: coordenacaopsicologia@iseperondon.com.br

COLEGIADO DO CURSO

Presidente: Profª. Ms. Katiucia de Oliveira Peres

Prof. Me. Tiago Fernado Hansel

Prof. Esp. Rodrigo Fernandes

Prof. Me. Lucas Vinicius Garlet Werlang

Prof. Me. João Paulo Brunelo Miguel

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE

Profª. Ms. Katiucia de Oliveira Peres

Prof. Me. Tiago Fernado Hansel

Prof. Esp. Rodrigo Fernandes

Prof. Me. Lucas Vinicius Garlet Werlang

Prof. Me. João Paulo Brunelo Miguel

Prof. Me. Marcelo André Dill

Prof. Esp. Valdirene Sutil Rafaeli

Prof. Esp. Camila Minato de Lima Gheno