Notícias

« Voltar

“A Flexibilização do Direito do Trabalho em Tempos de Crise: uma Análise do Cenário Europeu”

03 de Setembro de 2014

“A Flexibilização do Direito do Trabalho em Tempos de Crise: uma Análise do Cenário Europeu”

“A Flexibilização do Direito do Trabalho em Tempos de Crise: uma Análise do Cenário Europeu”

 

Dando sequência a VII Semana Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon, na noite do dia 27 de Agosto o Professor Arion Augusto Nardello Nasihgil, realiza a palestra, intitulada “A Flexibilização do Direito do Trabalho em Tempos de Crise: uma Análise do Cenário Europeu”.

Além de professor do ISEPE-Rondon e advogado trabalhista, Arion Augusto Nardello Nasihgil é um profundo pesquisador do Direito Internacional do Trabalho, realizando no âmbito de seus cursos de pós-graduação e mestrado diversos estudos acerca das relações trabalhistas pelo mundo.

Tema de sua monografia na Pós-Graduação em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela PUC/PR, o Prof. Arion Augusto trouxe ao auditório lotado do ISEPE-Rondon os resultados de sua pesquisa sobre a crise europeia de 2008 e o insucesso da flexibilização do Direito do Trabalho como tentativa de solucioná-la, demonstrando através de suas falas e de dados estatísticos que retirar direitos dos trabalhadores como forma de baratear o custo trabalhista e aumentar os índices de emprego não é um bom caminho. Para o palestrante, existem outros meios muito mais dinâmicos de enfrentar recessões econômicas, como a dinamização da economia, a melhor gestão de políticas públicas, a diminuição dos encargos sociais e, principalmente, a valorização da mão de obra.

A forma com que o Prof. Arion Augusto expôs o tema, de maneira didática, pontual e ao mesmo tempo descontraída, agradou à todos os presentes, que se interessaram pelo assunto e fecharam a noite com inúmeras perguntas para o palestrante.